Embaixada de Portugal na Ucrânia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Presidente da Ucrânia visita Portugal para reforçar relação bilateral

Petro Poroshenko foi recebido pelo Presidente da República, no Palácio de Belém

Poroshenko e Marcelo de Sousa

O Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, realizou esta segunda-feira, 18 de Dezembro, uma visita oficial a Portugal, na qual teve encontros institucionais ao mais alto nível, com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os dois países. A deslocação de Poroshenko a Portugal "permitirá reforçar os laços bilaterais e a cooperação entre os dois países, no ano em que se evoca o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas" entre Lisboa e Kiev, segundo uma nota publicada na página da internet da Presidência portuguesa. Petro Poroshenko foi recebido com honras militares pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, onde os dois chefes de Estado tiveram um encontro oficial e fizeram declarações à imprensa.

O Presidente Poroshenko elogiou o apoio de Portugal à "soberania e integridade territorial" do país. "Portugal reconheceu a ocupação ilegal da Crimeia e reconheceu que a Rússia ocupou território ucraniano na região do Donbass [Leste do país]. Esta questão da segurança foi muito discutida entre nós, um trabalho efectivo entre os dois países e um apoio de Portugal à Ucrânia para a integração na União Europeia (UE)", assinalou o chefe de Estado ucraniano.

O aprofundamento das relações bilaterais nos domínios militar e de Defesa, os acordos assinados nas áreas da cultura, energia ou tecnologia de ponto, ou a contribuição ucraniana para o combate aos incêndios em Portugal foram temas também abordados na sua declaração. Poroshenko também agradeceu a "decisão estratégica, do parlamento e povo português, muito importante", relacionada com a decisão de reconhecer "a grande fome na Ucrânia [Holodomor, entre 1932-1933]" como "genocídio do povo ucraniano".

O apoio à comunidade ucraniana residente em Portugal e a possível construção de uma Casa da Ucrânia foram outros desejos manifestados por Poroshenko, que convidou o seu homólogo português para visitar oficialmente a Ucrânia, e que foi aceite, como confirmou.

Visita de Ministro de Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva à Ucrânia

No dia 10 de julho de 2017, o Ministro de Negócios Estrangeiros Prof. Dr. Augusto Santos Silva realizou uma visita oficial à Ucrânia, no âmbito da celebração dos 25 anos de relações diplomáticas entre estes dois países.

O dia foi repleto de encontros, começando por um encontro com os empresários portugueses na Ucrânia e terminando com a assinatura de um Acordo bilateral.

gfhyghjgkj

O encontro com o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko foi um diálogo acerca das relações entre estes dois países, nomeadamente acerca do apoio de Portugal à Ucrânia no âmbito da sua soberania e integridade territorial no contexto atual. Foi dada uma atenção especial ao facto de o Parlamento de Portugal ter reconhecido Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia como genocídio contra o povo ucraniano. Além disso, Prof. Dr. Augusto Santos Silva convidou, oficialmente, o Presidente Petro Poroshenko a visitar Portugal até ao final do ano corrente.

assinatura acordo 1

Durante o encontro com o seu homólogo – Pavlo Klimkin – foi assinado um Acordo bilateral. Pode visualizar a conferência de imprensa dos Ministros através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ogFP9prFmmU&feature=youtu.be 

com gerashechenko

Com a Vice-Presidente de Verhovna Rada da Ucrânia Iryna Gerashchenko discutiram-se as relações interparlamentares e a situação humanitária no leste da Ucrânia e na Crimeia.

alunas

Além disso, o Ministro português encontrou-se igualmente com os estudantes da língua portuguesa da Universidade Nacional de Linguística em Kyiv. O encontro decorreu num ambiente convival e muito agradável, com os alunos a expressarem-se na língua de Camões, mostrando também os seus conhecimentos da poesia portuguesa. Ficou demonstrada a motivação e o interesse pela língua e cultura portuguesas, o que cria laços e afinidades entre Portugal e Ucrânia, sobretudo entre a juventude.

 

 

 

Pantónio cria novo mural em Cherkassy

 

pantónio5

O novo mural foi criado pelo talentoso artista português Pantónio na entrada central da escola nº 15 em Cherkassy para o projeto Mural Social Club, edição "De volta à escola! Ucrânia".

pantonio
"As linhas brancas são regras e suporte/colunas. Não é uma coisa ruim, embora a escola ensine as regras, mas também nos faça aprender como as manobrar" - Pantónio.
Este é um bom exemplo de cooperação internacional para a descentralização de projetos culturais: a iniciativa vem da ativista civil local Ali Jina, que foi apoiada pela Sky Art Foundation. A Câmara Municipal decidiu renovar os muros da escola antes de os pintar.
Na cerimônia de inauguração do mural, foi presente a S.E. Embaixadora de Portugal na Ucrânia, Maria Cristina Serpa de Almeida.

pantónio3

Fotos Olexandr Ratushnyak

Contactos

Ivana Fedorova, St.12, 4º fl.
01901 Kiev

(00380) 442 875 861 (Chancelaria)
(00380) 442 875 871 (Secção Consular)
(00380) 442 875 872 (Secção Consular)
kiev@mne.pt (Embaixada)
sconsular.kiev@mne.pt (Secção Consular)

Mais informação

Ligações úteis

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático