Embaixada de Portugal na Ucrânia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Artista português - Alexandre Farto - demonstra a solidariedade portuguesa face aos acontecimentos na Ucrânia

Vhils NigoyanVhils Nigoyan

Com a ajuda da Embaixada de Portugal em Kiev e a ONG "Misto-sad" foi realizado o Projecto "Vhils".

Alexandre Farto, mais conhecido como "Vhils" e, embora muito novo, mas já conhecido mundialmente, pintou o retrato de Serhiy Nigoyan - o primeiro activista a dar sua vida pelos valores e liberdades defendidas por "Maidan" durante os Protestos da Rua Hrushevskoho. A peça está localizada no Heavenly Hundred Garden, perto da Praça de Liberdade em Kiev.

O mesmo retrato foi inaugarado a 9 de Julho com a presença do Presidente da Ucrânia - Petro Poroshenko e a Embaixadora de Portugal em Kiev - Sra. Maria Cristina Serpa de Almeida. Na cerimónia estiveram também presentes representates oficiais de outros países, se bem como os da sociedade civíl ucraniana, sendo que esta última participa activamente na esfera política e comunitária do seu país - algo que o Presidente da Ucrânia tem prezado no seu discurso, valorizando o contributo da ONG "Misto-sad" na organização deste projecto.

A Sua Excelência Sra. Embaixadora Maria de Almeida tem constatado a importância do artista português e do seu "tributo à coragem das pessoas que tomaram as ruas de Kiev para expressar o seu desejo de viver numa sociedade que respeite os princípios democráticos".

vhils notícia 2

Já o próprio pintor, Alexandre Farto, referiu que o seu trabalho em Kiev representa a sua "dedicação às pessoas que perderam as suas vidas em nome de liberdade para poder escolher o seu próprio futuro".

 Este projecto conjunto entre Ucrânia e Portugal, representa ainda o reforço das relações amigáveis entre os dois países, onde a solidariedade consta como a palavra-chave.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail