Embaixada de Portugal na Ucrânia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita de Ministro de Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva à Ucrânia

No dia 10 de julho de 2017, o Ministro de Negócios Estrangeiros Prof. Dr. Augusto Santos Silva realizou uma visita oficial à Ucrânia, no âmbito da celebração dos 25 anos de relações diplomáticas entre estes dois países.

O dia foi repleto de encontros, começando por um encontro com os empresários portugueses na Ucrânia e terminando com a assinatura de um Acordo bilateral.

gfhyghjgkj

O encontro com o Presidente da Ucrânia Petro Poroshenko foi um diálogo acerca das relações entre estes dois países, nomeadamente acerca do apoio de Portugal à Ucrânia no âmbito da sua soberania e integridade territorial no contexto atual. Foi dada uma atenção especial ao facto de o Parlamento de Portugal ter reconhecido Holodomor de 1932-1933 na Ucrânia como genocídio contra o povo ucraniano. Além disso, Prof. Dr. Ausgusto Santos Silva convidou, oficialmente, o Presidente Petro Poroshenko a visitar Portugal até ao final do ano corrente.

assinatura acordo 1

Durante o encontro com o seu homólogo – Pavlo Klimkin – foi assinado um Acordo bilateral. Pode visualizar a conferência de imprensa dos Ministros através do link: https://www.youtube.com/watch?v=ogFP9prFmmU&feature=youtu.be 

com gerashechenko

Com a Vice-Presidente de Verhovna Rada da Ucrânia Iryna Gerashchenko discutiram-se as relações interparlamentares e a situação humanitária no leste da Ucrânia e na Crimeia.

alunas

Além disso, o Ministro português encontrou-se igualmente com os estudantes da língua portuguesa da Universidade Nacional de Linguística em Kyiv. O encontro decorreu num ambiente convival e muito agradável, com os alunos a expressarem-se na língua de Camões, mostrando também os seus conhecimentos da poesia portuguesa. Ficou demonstrada a motivação e o interesse pela língua e cultura portuguesas, o que cria laços e afinidades entre Portugal e Ucrânia, sobretudo entre a juventude.

 

 

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail