Covid 19

Devido à situação relacionada com o coronavírus COVID-19 as autoridades ucranianas encerraram a maioria dos postos fronteiriços do país mantendo-se à data apenas 49 (de 219) em funcionamento. As autoridades anunciaram também medidas de monitorização dos viajantes que chegam ao país.

Adicionalmente, foram determinadas restrições relativamente a eventos com mais de 200 pessoas e decidido o encerramento dos estabelecimentos de ensino por um período de três semanas. Foi ainda decidida a suspensão de ligações aéreas com a Itália, medida que poderá ser alargada a outros países onde haja um crescimento significativo do número de casos.

Apesar de - até à data - só haver três casos identificados de COVID-19 na Ucrânia, há o potencial de essa situação mudar e serem introduzidas medidas restritivas adicionais. Os cidadãos que se encontrem no país deverão manter-se atentos a quaisquer indicações emitidas pelas autoridades, designadamente através dos sites do Conselho de Ministros e do Ministério da Saúde.

Tendo em conta a atual situação, avisa-se os cidadãos nacionais que se encontrem ou viajem para a Ucrânia que existe o risco de poderem vir a ser sujeitos a eventuais condicionamentos à sua liberdade de movimentos, fruto das atuais ou futuras medidas restritivas.

Para as situações de urgência - +380 67 401 00 18

 

  • Partilhe